top of page

Crônicas - A Senhora do Ônibus


Ontem, pegando o bus pro Rio, sento ao lado de uma senhora beirando os 80 anos... talvez um pouco mais, ou menos... mas por aí!

Ela pergunta as horas e eu repondo: - São meio dia e quinze!

Ela fala consigo mesma, em voz baixa: - Preciso chegar em casa pra servir o almoço.

Escuto, mas sigo sem qualquer interferência...

De repente a senhorinha vira pra mim e diz: - Voce tem um marido pra servir o almoço todos os dias minha filha?

Nessa hora não deu pra esquivar... então respondi objetivamente tentando, em vão, não dar brecha pro papo, que eu sabia que estenderia depois da resposta: - Não senhora!!

Ela continua (como previsto): Olha minha filha, eu sirvo meu marido todos os dias, no almoço e no jantar. Isso tem mais de 50 anos. E sou feliz assim, viu? Voce deveria arrumar um marido pra cuidar também!!! Afinal, casamento tem seus problemas, com mais dias ruins que bons, mas é bom não envelhecer sozinha.

Pensei comigo: Oi??? Ela disse isso mesmo???

Ela insiste: No casamento vc tem filhos, mesmo que vc tenha que criar sozinha, pq seu marido vive mais fora que em casa com a família (nessa hora ela riu... Confesso que fiquei um pouco constrangida, mas dei um sorriso amarelo de volta). Sabe, eu tive bons momentos, mas tive ruins também... e esses, minha filha, foram os mais difíceis, porque as vezes um menino ficava doente e não sabia onde encontrar meu marido pra pedir ajuda. Isso na juventude! Depois de velho ele sossegou. Passou a ficar mais tempo em casa e me fazer companhia. E isso valeu esperar alguns anos.

Quando ela disse isso, entrei em transe (foi essa a sensação. Acho que algo próximo a famosa caixinha que os homens acessam quando não querem discutir algo).

E enquanto ela falava, eu só escutava...

De repente, no meio do blablabla ela fez a pergunta mais importante: - Voce não casou pq não quis?

Foi um daqueles momentos impossíveis de evitar a resposta, porque qualquer coisa que eu respondesse renderia mais assunto e justificativa para manter um casamento de mão única. Então respondi de forma pontual e verdadeira: - Não casei pq até hoje não encontrei um companheiro para as situações mais delicadas e que quisesse viver, de verdade, uma vida de casal. Eu honestamente prefiro ser feliz sozinha (já que me dou bem comigo mesma), do que ser infeliz a dois uma vida inteira...

Nessa hora ela virou pra frente e seguiu sem falar mais nada... eu também não tinha mais o que dizer (queria ter evitado o comentário, mas não pude)...

Nossa viagem juntas durou mais uns 10 min... em silêncio!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page